Governo francês cria estratégia para minimizar impactos das enchentes

Ouvir /

Iniciativa é elogiada pelo Escritório da ONU para Redução dos Riscos de Desastres; em 30 anos, país perdeu 800 milhões de euros em prejuízos causados após fortes chuvas.

Foto: Escritório da ONU para Redução dos Riscos de Desastres/Martin Howard

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Escritório da ONU para Redução dos Riscos de Desastres está chamando a atenção para uma iniciativa do governo da França que busca minimizar impactos causados por enchentes.

Segundo o escritório, moradores da costa mediterrânea francesa foram afetados por fortes chuvas e inundações entre setembro e dezembro do ano passado. A nova estratégia do país tem três pontos. O primeiro é melhorar a segurança das populações expostas.

Perdas Econômicas

O segundo é estabilizar, a curto prazo, os custos dos danos causados pelas enchentes. A terceira meta é reduzir o tempo de recuperação das áreas afetadas. De acordo com autoridades da França, o país perdeu 800 milhões de euros nos últimos 30 anos com desastres naturais relacionados à água.

Segundo o escritório da ONU, este custo pode aumentar caso a mudança climática provoque mais situações perigosas ao longo dos rios e da costa francesa.

Segurança

Até o final do ano, programas de manejo de risco terão sido completados nas principais bacias hidrográficas do país. Planos de prevenção de risco na costa francesa também devem ficar prontos até dezembro e para 2018, a meta é finalizar os planos de manejo e de segurança nos municípios.

O Escritório da ONU para Redução dos Riscos de Desastres explica que a maneira mais eficiente de limitar danos causados por enchentes é evitar construções em áreas de risco ou exigir que todos os novos projetos sejam resistentes a inundações.

Outro fator essencial é monitorar e implementar planos de alerta e de retirada de pessoas em locais onde há riscos para a população.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031