Dia da Mídia Social na ONU debate diplomacia nas redes

Ouvir /

Nações Unidas celebram data pela primeira vez esta sexta-feira,com várias palestras em Nova York reunindo profissionais do setor, diplomatas e acadêmicos; qualquer pessoa pode acompanhar os debates no canal da ONU no YouTube.

ONU debate diplomacia nas redes sociais. Foto: UIT

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Uma série de palestras esta sexta-feira marcam o primeiro Dia da Mídia Social na ONU, com eventos na sede da organização, em Nova York. As discussões focam a constante mudança de cenário nas redes sociais, os impactos para o setor de relações internacionais e as tendências para 2015.

São três painéis com a participação de especialistas em mídias sociais, diplomatas e acadêmicos, que discutem a presença de órgãos da diplomacia em plataformas como Twitter e Facebook.

Mudanças

Para as Nações Unidas, a diplomacia não mais ocorre apenas em ambientes fehados, como em conferências, pelo contrário, acontece cada vez mais por meio das tecnologias online.

A visão é compartilhada pelos diplomatas da Missão de Portugal junto à ONU, como explicou, de Nova York, a primeira-secretária Maria João Coutinho.

Aproximação

"Vemos de uma forma muito positiva. Penso que é uma consequência da evolução das próprias tecnologias e também a diplomacia teve que responder a este uso cada vez maior das redes sociais. Permite aproximar-nos também do cidadão comum, permite uma maior transparência, um maior prover de discussão. São vários os embaixadores aqui nas Nações Unidas que têm plataformas no Twitter e que podem discutir as ideias que expõem em breves mensagens."

Em um dos painéis do Dia da Mídia Social na ONU,  os embaixadores do Canadá, do Fiji e do Paquistão compartilham suas experiências usando o Twitter. Os três diplomatas analisam para onde está caminhando a diplomacia na era digital e como as novas tecnologias estão transformando governos e o cenário político internacional.

Participe

Outro debate é sobre como obter o melhor aproveitamento das plataformas de mídias sociais. O terceiro painel é sobre tendências das redes para 2015.

Quem não estiver na sede da ONU em Nova York, pode participar das conversas do Dia da Mídia Social usando a hashtag #SocialUN e acompanhando ao vivo as palestras pelo canal da ONU no YouTube e pela TV ONU na internet.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031