Crianças na Ucrânia forçadas a viver em abrigos anti-bomba

Ouvir /

Unicef faz alerta e confirma que pelo menos mil menores e suas famílias estão enfrentando essa condição na cidade de Donetsk, leste do país; ONU consegue entregar ajuda a civis após ataque em Mariupol.

Foto: Unicef Ucrânia/2014/A.Krepkih

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Pelo menos mil crianças da Ucrânia e suas famílias se viram forçadas a viver em abrigos anti-bomba, com o aumento da violência na cidade de Donetsk, leste do país.

O alerta foi feito esta terça-feira pelo Fundo da ONU para a Infância, Unicef. Segundo a agência, com a falta de vacinas e de condições adequadas de higiene, as crianças correm sério risco de contrair doenças como a pólio, num país que tem 7,9 milhões de menores. E pelo menos 1,5 milhão de crianças menores de cinco anos de idade não tomou a vacina contra a pólio.

Mortos e Feridos 

O Unicef está fazendo um apelo imediato pelo fim das hostilidades entre forças do governo e rebeldes e para que protejam as crianças, que sofrem trauma psicológico e não conseguem frequentar a escola.

Os últimos dados da ONU indicam pelo menos 5,187 mortos na Ucrânia desde abril do ano passado e mais de 11,5 mil feridos. Também esta terça-feira, o Alto Comissariado para Refugiados, Acnur, confirmou ter conseguido ajudar civis da cidade de Mariupol, sul do país, após o local ter sido atacado por foguetes no fim de semana.

Conselho de Segurança

Equipes da agência da ONU entregaram lonas plásticas para ajudar mil pessoas cujas casas ficaram danificadas ou destruídas com os ataques. O Acnur distribuiu também cobertores, roupas de inverno e colchonetes.

Na segunda-feira, o Conselho de Segurança realizou um debate sobre a Ucrânia. O subsecretário-geral da ONU para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, pediu fim imediato das hostilidades e o cumprimento do Protocolo de Minsk, acordo que prevê um cessar-fogo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031