Coordenador especial da ONU no Líbano se despede de missão no país

Ouvir /

Derek Plumbly agradeceu ao governo libanês pela cooperação recebida durante seu trabalho; ele expressou condolências às autoridades e à população libanesa pelas mortes de civis no atentado em Jabal Mohsen, no fim de semana.

Derek Plumbly. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O coordenador especial da ONU no Líbano, Derek Plumbly, se reuniu esta segunda-feira com o ministro das Relações Exteriores do país, Gebran Bassil.

Plumbly afirmou que foi uma oportunidade para discutir a situação atual na região e também para se despedir antes do fim de sua missão no Líbano.

Cooperação

Ele agradeceu ao governo libanês pela cooperação prestada durante seu trabalho no país e afirmou que na nova fase, as Nações Unidas vão continuar totalmente comprometidas em apoiar a soberania, a segurança e a estabilidade libanesas.

Segundo o coordenador especial, a ONU também continuará trabalhando com o Ministério das Relações Exteriores, com o governo e com os parceiros internacionais nesse sentido.

Plumby expressou condolências do secretário-geral ao povo e ao governo do Líbano pelas mortes de civis no atentado terrorista em Jabal Mohsen, em Trípoli, no sábado.

O Conselho de Segurança condenou a ação neste domingo e o coordenador disse que ficou profundamente impressionado com a forma em que líderes e cidadãos da capital se uniram depois da tragédia em apoio às vítimas e ao serviço de segurança.

Eles querem que as autoridades continuem implementando o plano de segurança que trouxe calma e estabilidade à região nos últimos meses.

Otimista

Respondendo a jornalistas, Plumby disse estar otimista com a condição do Líbano em superar a atual crise. Ele disse que viu durante os três anos de trabalho no país a disposição do povo libanês e dos líderes para salvaguardar a estabilidade da região.

O coordenador afirmou ter certeza que esse processo vai continuar e que o país pode contar com a ajuda da comunidade internacional, da ONU, do Conselho de Segurança e dos membros do Grupo de Apoio Internacional ao Líbano.

Plumbly disse ainda que sua sucessora, Sigrid Kaag, foi anunciada há mais de um mês. Segundo ele, ela tem uma longa experiência na ONU e estava no comando do programa de retirada das armas químicas da Síria.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031