Conselho de Segurança reafirma importância da consolidação da paz

Ouvir /

Embaixador Antonio Patriota, que preside comissão, declara que crises em vários países indicam necessidade de melhorar prevenção do retorno de conflitos violentos; financiamento adequado ainda é desafio.

Antonio Patriota no Conselho de Segurança. Foto: ONU/Loey Felipe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Segurança adotou esta quarta-feira, por unanimidade, uma medida reafirmando seu compromisso com a construção da paz em países que saem de conflitos.

O órgão reconheceu a importância de ações para a consolidação da paz dentro dos esforços da ONU em ajudar essas nações. Na reunião em Nova York, o Conselho reafirmou que a paz sustentável e a segurança dependem de uma abordagem integrada, baseada na coerência entre questões políticas, de segurança e de desenvolvimento.

África

A Comissão para Consolidação da Paz da ONU é presidida pelo embaixador brasileiro junto à organização. Ao Conselho de Segurança, Antonio Patriota declarou que crises atuais indicam a necessidade de melhorar as ações disponíveis para prevenir o retorno da violência.

Em inglês, o embaixador Antonio Patriota citou as crises na República Centro Africana, no Sudão do Sul e na Líbia e os riscos impostos pelo vírus ebola. Segundo ele, são situações que reforçam a importância de respostas em várias frentes, cuidadosas e de longo prazo.

Financiamento

O embaixador brasileiro alertou que a consolidação da paz não tem recebido a devida atenção e o compromisso merecido da comunidade internacional. Um dos desafios, segundo Patriota, é a falta de financiamento adequado para atividades nos setores de segurança e de justiça dos países que saem de conflitos.

A Comissão para Consolidação da Paz é um órgão intergovernamental criado pelas Nações Unidas em 2005. Atualmente presidida pelo Brasil, a comissão trata da situação no Burundi, na Guiné, na Guiné-Bissau e ainda, na Libéria, na República Centro-Africana e em Serra Leoa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031