Conferência debate conservação de antigos manuscritos malianos

Ouvir /

Património cultural foi danificado durante os dois anos de ocupação de áreas do norte; Unesco apoia reunião de académicos, representantes de instituições culturais e várias comunidades a iniciar a 28 de janeiro.

Manuscritos são património cultural maliano. Foto: ONU/Marco Dormino

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A capital maliana, Bamako, vai acolher uma conferência que vai analisar a conservação de antigos manuscritos do país a longo prazo.

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, apoia o encontro que em três dias vai juntar académicos, representantes de instituições culturais, de comunidades religiosas e locais, além de legisladores.

Manuscritos

A partir de 28 de janeiro,  a conferência intitulada “Manuscritos Antigos – Enfrentando Desafios dos Dias Atuais”, examina o futuro dos documentos transferidos da cidade de Timbuktu para Bamako em 2012. É na maior cidade maliana onde estes continuam preservados.

O Governo do Mali e o Instituto de Ensino Superior e de Pesquisa Islâmica Ahmed Baba também participam na organização do evento.

O património cultural maliano, que inclui os manuscritos, sofreu graves danos durante a ocupação de áreas do norte do país por grupos armados em 2012 e 2013.

Os insurgentes queimaram ou pilharam 4.203 documentos escritos à mão do Instituto Ahmed Baba. Cerca de 90% foram mantidos pela população local, com a ajuda de organizações não-governamentais ligadas ao património.

Tráfico

Em discussão estará a importância histórica do património e o papel das comunidades locais para a salvaguarda do acervo. Serão ainda abordadas questões relacionadas com o combate ao tráfico ilícito e as atividades da Unesco para ajudar a preservar os manuscritos.

A coleção de Timbuktu é composta por centenas de milhares de documentos, alguns dos quais datados do século 13. Estes incluem trabalhos académicos e teológicos, além de textos comerciais escritos em árabe e em línguas africanas.

Leia mais em:

Unesco reforça ação para proteger patrimônio cultural em perigo

Reabilitação do património de Timbuktu completa primeira fase

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031