Começa esta quarta, nova ronda de negociações para diálogo político na Líbia

Ouvir /

Encontro será no Escritório da ONU em Genebra; Missão da ONU no país árabe, Unsmil, é anfitriã de reunião que busca encerrar crise política e de segurança no país.

Mercado em Tripoli, Líbia. Foto: Unsmil

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

A Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia, Unsmil, está a organizar uma nova ronda de diálogo político que procura acabar com o aprofundamento da crise política e de segurança. Outro objetivo é chegar a um acordo sobre a gestão do restante período de transição.

A decisão de convocar estas conversas segue extensas consultas com todos os principais atores líbios.

Negociações

As negociações vão começar nesta quarta-feira no Escritório das Nações Unidas em Genebra. Segundo a Unsmil, elas serão guiadas pelos princípios da Revolução de 17 de fevereiro, valores democráticos, direitos humanos, respeito pela declaração constitucional e legitimidade das instituições do Estado e rejeição ao terrorismo.

De acordo com a Missão da ONU, está nova ronda do diálogo é uma "oportunidade chave" para os atores líbios se envolverem em um processo político que abra o caminho e que quebre o impasse sob a crise política e institucional que afeta o país.

As discussões em Genebra também buscam colocar em prática os arranjos necessários para pôr fim aos conflitos armados que causaram a morte de muitos civis, deslocou centenas de milhares de suas casas e resultou em grande dano à infraestrutura e economia da Líbia.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031