Chefe da Missão da ONU elogia operações contra grupos armados na RD Congo

Ouvir /

Ação conjunta com exército congolês permitiu controlo de bases usadas por grupo armado no leste do país; Martin Kobler afirmou que operação é "forte sinal para todos os grupos armados".

Cerimônia de rendição e desarmamento de ex-combatentes do Fdlr. Foto: Monusco

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Uma operação conjunta de tropas das Nações Unidas e do exército congolês permitiu o controlo das principais bases usadas por um grupo armado que está a ameaçar a segurança e estabilidade no leste da República Democrática do Congo.

As bases usadas pela Frente de Libertação Nacional, FNL, estavam em uma área da província de Kivu Sul.

Desarmamento Voluntário

Segundo o chefe da Missão de Estabilização da ONU na RD Congo, Monusco, "a operação conjunta contra o FNL é um forte sinal para todos os grupos armados, incluindo as Forças Democráticas de Libertação do Ruanda, Fdlr".  Martin Kobler afirmou que "o único caminho em direção à paz é o desarmamento voluntário".

O prazo para a rendição incondicional do Fdlr esgotou-se a 2 de janeiro. A Missão da ONU está a preparar-se para lançar operações militares contra o grupo.

O comentário de Kobler vem também após um ataque conjunto da Monusco e do exército congolês contra as Forças Democráticas Aliadas, de Uganda, em Kivu Norte, e a prisão do líder da Força de Resistência Patriota em Ituri, Cobra Matata, no fim-de-semana.

Burundi

O FNL é um grupo do Burundi e considera-se representar uma ameaça à paz e à estabilidade do leste da RD Congo. A ofensiva conjunta lançada contra o grupo foi parte de uma operação iniciada no final de 2014.

A neutralização do FNL é avaliada como de suma importância para a Monusco e o exército congolês para garantir a segurança de civis em Kivu Sul.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031