Ban lamenta combates entre grupos armados e forças de segurança no Iémen

Ouvir /

Chefe da ONU emitiu nota antes de agências de notícias informarem que  residência do presidente havia sido bombardeada, nesta terça-feira; secretário-geral quer restauração total da autoridade às instituições governamentais.

Iémen Foto: Pnud Iémen

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

O secretário-geral da ONU disse estar profundamente preocupado com a deterioração da situação política no Iémen. Ban Ki-moon lamenta os pesados combates entre os grupos armados Ansarallah e guardas presidenciais na capital Sanaa. Na segunda-feira, milícias rebeldes mantiveram o primeiro-ministro iemenita sitiado.

Esta terça-feira, agências de notícias informaram que rebeldes bombarderam a residência do presidente em violação ao cessar-fogo. O líder Abdrabbuh Mansour Hadi estaria dentro de casa.

Confrontos

O ataque seguiu-se à entrada dos rebeldes ao palácio presidencial em outra área da cidade na sequência de um confronto com os guardas.

Em nota emitida antes do ataque ao palácio presidencial,  o chefe da ONU exortou todas partes a cessar imediatamente as hostilidades e a exercer a máxima contenção. Ban pede a tomada de medidas para restaurar totalmente a autoridade das instituições governamentais legítimas.

Meios Pacíficos

A nota insta ao respeito de todos os envolvidos aos compromissos para resolver as diferenças através de meios pacíficos, e que garantam a plena implementação do Acordo de Parceria Nacional de Paz. Ban lembra também a todos os lados das suas obrigações ao abrigo das resoluções do Conselho de Segurança.

No sábado foi sequestrado o director do Gabinete do presidente   iementa, Ahmed Mubarak. Na nota, Ban apela para a sua libertação imediata.

Todas as partes foram instadas a continuar totalmente envolvidas com o assessor especial de Ban Ki-moon para o Iémen. A ideia é permitir que este continue a exercer bons em estreita colaboração com os membros do Conselho de Cooperação do Golfo e do Conselho de Segurança.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031