Ban diz que situação da Nigéria está no topo da agenda após morte de centenas

Ouvir /

Secretário-geral manifesta consternação pela perda de civis nos arredores da cidade de Baga; mensagem considera uso de menina-bomba de ato vil de terroristas do Boko Haram.

Destruição na cidade de Baga, Nigéria. Foto: Irin/Aminu Abubakar

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O secretário-geral das Nações Unidas disse que a situação na Nigéria e na região continua no topo da sua agenda, numa mensagem que expressa consternação pela morte de civis nos arredores da cidade de Baga.

No pronunciamento, Ban Ki-moon destaca as vítimas da área do estado de Borno, situada próximo da fronteira com o Chade. Agências de notícias informaram que várias centenas perderam a vida durante a tomada da cidade do nordeste pelas milícias Boko Haram.

Operação Militar

Os relatos das agências citam declarações de fontes militares nigerianas a apontar para tentativas de retomar o controlo de Baga, após uma operação que no domingo repeliu combatentes da milícia que tentavam capturar a cidade de Damaturu.

A nota do chefe da ONU menciona também as cerca de 19 mortes provocadas este fim de semana por uma menina-bomba de 10 anos de idade, num mercado da cidade de Maiduguri. Ban condena com veemência o que considerou de ato vil dos terroristas do Boko Haram.

Violência

O chefe da ONU reafirmou a prontidão da organização em ajudar, tanto ao governo da Nigéria como aos países vizinhos afetados, com vista a pôr fim à violência e aliviar o sofrimento dos civis com todos os meios e recursos disponíveis.

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, anunciou a chegada de 7,3 mil refugiados nigerianos ao oeste do Chade, em 10 dias, que fugiram dos ataques dos insurgentes em Baga e em aldeias dos arredores. Os país vizinhos albergam cerca de 135 mil nigerianos que abandonaram as suas casas devido aos confrontos no nordeste.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031