Alto comissário da ONU teme aumento de xenofobia após ataque em Paris

Ouvir /

Zeid Al Hussein emitiu comunicado condenando atentado à revista Charlie Hebdo, que matou pelo menos 12 pessoas na manhã desta quarta-feira em Paris; publicação já havia sido ameaçada por publicar charges sobre religião islâmica.

Zeid Al Hussein. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

O alto comissário das Nações Unidas para Direitos Humanos condenou o ataque a uma revista francesa, que matou pelo menos 12 pessoas e deixou vários feridos, quatro em estado grave.

Zeid Al Hussein condenou o que chamou de um ataque "terrível e cruel" a profissonais da mídia e a policiais. Ele pediu a qualquer pessoa que tenha informações sobre o paradeiro dos autores do atentado que se comuniquem com a polícia.

Escolta policial

Segundo a mídia local, homens armados invadiram a sede da revista Charlie Hebdo com rifles atirando nos jornalistas. A polícia identificou pelo menos três vítimas fatais como sendo chargistas da revista.

O chefe de direitos humanos da ONU também afirmou estar preocupado com a possibilidade de que este ataque cause um aumento da xenofobia e sentimento contra imigrantes, que segundo ele estão crescendo na Europa.

A revista francesa havia sido alvo de um ataque a bomba em 2011 quando publicou uma edição com charges sobre a religião islâmica. O editor-chefe, Stéphane Charbonnier, foi ameaçado de morte e passou a andar com escolta policial.

Zeid Al Hussein afirmou que "o ataque a sangue frio" fere a liberdade de expressão e opinião que são a base de uma sociedade democrática. Segundo ele, os que tentam "dividir comunidades usando religião, etnia e outras razões" não devem sair ganhando.

Para ele, se o ataque à revista francesa levar a casos de discriminação e preconceito, os terroristas irão conseguir o que pretendem.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031