Organização de eleições é um dos principais desafios do Burundi este ano

Ouvir /

Avaliação é do subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos; Jeffrey Feltman falou ao Conselho de Segurança nesta quarta-feira sobre a situação no país.

Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O subsecretário-geral das Nações Unidas para os Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, falou ao Conselho de Segurança esta quarta-feira sobre o Burundi.

Ele afirmou que o país fez um "avanço substancial" a superar desafios desde o fim da guerra civil.

Eleições

O porta-voz do secretário-geral da ONU disse a jornalistas que Jeffrey Feltman afirmou que a organização de eleições pacíficias e credíveis é um dos desafios mais urgentes do Burundi este ano.

De acordo com Farhan Haq, o subsecretário-geral afirmou que as eleições de 2015 apresentam aos cidadãos do país a oportunidade de fortalecer as ações de consolidação da paz que estão em curso desde o Acordo de Arusha.

Ele afirmou ainda ser fundamental que o processo eleitoral seja administrado de forma inclusiva, com integridade, imparcialidade e independência. Considerou que os cidadãos burundeses, independente de filiação partidária, devem ser livres para exercer seus direitos políticos e civis e, também, o direito à liberdade de expressão e de reunião pacífica.

O porta-voz disse ainda que, segundo Feltman, é responsabilidade do governo evitar a violência sem interferir com os direitos das pessoas à liberdade de expressão e reunião pacífica.

O representante sublinhou que os elementos que vierem a cometer atos de violência política devem ser levados à justiça sem demora.

Leia mais em:

Entrevista: ONU e eleições burundesas

ONU arranca missão no Burundi em ano de três eleições no país

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031