TPI dispensa vice-presidente queniano de audiência após ataque que matou 36

Ouvir /

Autorização foi dada pelos juízes do órgão, horas depois de execuções na área de fronteira entre Quénia, Somália e Etiópia; na quarta-feira, William Ruto devia comparecer para responder a acusações de crimes contra a humanidade, que ele nega.

Tribunal Penal Internacional. Foto: ONU/Andrea Brizzi

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O Tribunal Penal Internacional, TPI, dispensou o vice-presidente queniano, William Ruto, da audiência relativa ao seu caso que estava agendada para esta quarta-feira.

A autorização foi dada pelo corpo de juízes do órgão, presidido pelo magistrado Chile Eboe-Osuji, em resposta ao pedido da defesa.

Ataque

Na sessão desta terça-feira, o advogado Karim Khan sublinhou que o seu cliente devia atender a questões de segurança no seu país após o ataque das milícias islamitas Al-Shabaab que fez 36 mortos na área nordestina de Mandera.

Ao fazer o pedido, o representante defendeu que o réu se ausentasse, para entre outras atividades proteger os cidadãos do país. Khan lembrou que o ato teve lugar 10 dias depois de mortes na mesma área.

Muçulmanos

Agências de notícias referem que as vítimas foram maioritariamente cristãos executados pelas milícias, após terem sido separados de pessoas que professam a religião muçulmana. No incidente anterior morreram 28 pessoas na região fronteiriça entre Quénia, Somália e Etiópia.

William Ruto é acusado de crimes contra a humanidade, alegadamente cometidos durante a violência pós-eleitoral entre 2007 e 2008. Ele responde o caso com o radialista Joshua Arap Sang. Ambos negam as acusações.

Foi na última sexta-feira que Ruto fez a sua última aparição no caso, tendo retornado ao Quénia no dia seguinte.

Na terça-feira, o órgão acompanhou o depoimento de uma testemunha identificada como P-0658. Como medida para protegê-la, o TPI optou distorcer a sua imagem e voz além de ouvir partes do seu depoimento em sessão privada.

*Apresentação: Leda Letra.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031