Serra Leoa: locais para tratar ébola trazem novas esperanças

Ouvir /

Líderes formam grupo de trabalho comunitário em Nimiyama, no leste; expectativa é que pacientes recebam cuidados atempados; assistência é limitada pelo mau estado das estradas aliado às longas distâncias.

Encontro do grupo de trabalho em Nimiyama. Foto: OMS/Saffea Gborie

Eleutério Guevane, Rádio ONU em Nova Iorque.

O anúncio de construção de um centro de tratamento de ébola na cidade de Koidu, a capital do distrito de Kono, na Serra Leoa, acendeu as expectativas locais para conter a doença.

No país mais atingido, houve mais de 9 mil casos e 2,4 mil óbitos desde o início do surto. Em toda a África Ocidental foram confirmadas mais de 7,5 mil mortes.

Cuidados

A Organização Mundial da Saúde, OMS, destaca a formação de um grupo de trabalho na chefia comunitária de Nimiyama. Líderes da área oriental do país esperam que os pacientes recebam cuidados atempados, após o registo de mais de 20 casos da doença desde outubro.

Uma das vítimas do surto foi o chefe do centro comunitário de saúde de Nimiyama. Umaru Sow foi transferido para o distrito vizinho de Kenema, após ter testado positivo no hospital distrital em Koidu.

A sua recuperação foi possível graças ao uso imediato de medicamentos de apoio e de fluidos intravenosos, a partir do momento em que ainda estava à espera da sua transferência. Todos os seus colegas estão em quarentena.

Assistência

Particularmente na área de Nimiyama, mesmo as pessoas sem ébola precisam caminhar mais de uma hora para ter acesso a algum tipo de assistência.

O grupo de trabalho de líderes locais marca a  propriedade coletiva das ações locais de combate à doença.

Para os integrantes, o grande desafio é a logística, especialmente de ambulâncias, devido ao tempo prolongado que as equipas levam a chegar ao local por causa do mau estado das estradas e das longas distâncias.

Ainda no país, o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, anunciou que está a conceder auxílio psicológico a mais de 400 sobreviventes da doença de outros três distritos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031