Relator prevê para 2015 aumento das chegadas de migrantes em Malta

Ouvir /

Ao encerrar sua visita à ilha, François Crépeau faz apelo aos países europeus para partilhar com Malta as responsabilidades na recepção de candidatos a asilo; especialista em direitos humanos elogia medidas adotadas pela ilha.

François Crépeau. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O relator  especial das Nações Unidas para os direitos dos migrantes alertou que Malta precisa acelerar os preparativos para receber mais migrantes e candidatos a asilo em 2015.

François Crépeau fez a declaração ao encerrar sua visita oficial à ilha e pediu aos países europeus que partilhem com Malta a responsabilidade em receber as pessoas que chegam no continente pelo Mar Mediterrâneo.

Preparo

O relator acredita que o número de chegadas irá aumentar para o ano, uma vez que a operação Mare Nostrum, de resgates no Mar Mediterrâneo, foi recentemente encerrada pelo governo da Itália, após vigorar por um ano.

Crépeau lembra que a operação resgatava migrantes no mar, que depois desembarcavam na Itália. Com o fim da missão, o relator diz que a situação está a mudar e que Malta deve se preparar para receber mais pessoas.

Políticas de Apoio

O especialista ressaltou que em proporção ao tamanho da ilha, Malta oferece o maior número de medidas de proteção a migrantes e candidatos a asilo. Crépeau lembra que os programas devem ter uma visão de longo prazo e garantir assistência, segurança legal e integração aos que chegam a Malta de forma irregular.

Por ser um ponto-chave de entrada para a Europa, o relator quer mais apoio dos países europeus para desenvolver políticas que levem em conta os direitos humanos. Crépeau diz que a ilha não deve ser deixada sozinha ao levar a cabo tais medidas.

Segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, 207 mil pessoas cruzaram o Mar Mediterrâneo desde o início de janeiro, quase três vezes mais que o pico anterior, observado em 2011.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031