Portugal reforça ações para agenda de desenvolvimento pós-2015

Ouvir /

País está empenhado na produção de estudo sobre proteção dos oceanos, defesa dos direitos das mulheres e das crianças; para chefe da Missão na ONU o desenvolvimento sustentável tem que respeitar os direitos humanos.

Bandeira de Portugal

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Portugal encerra um ano de participação nas Nações Unidas reforçando ações sobre a agenda de desenvolvimento sustentável pós-2015, que deve ser aprovada pela Assembleia Geral em setembro próximo.

Durante a formulação dos próximos objetivos de desenvolvimento, levados a cabo por um Grupo Aberto de Trabalho, o país esteve empenhado para que os direitos as mulheres fossem considerados assim como o da proteção ao ambiente.

Oceanos

Ao lado da Argentina, Portugal está a presidir ao processo regular da avaliação dos oceanos. Segundo o embaixador de Portugal, Álvaro Mendonça e Moura, é a primeira vez que um estudo global é feito sobre o estado do ambiente marinho incluindo aspectos socioeconómicos.

Em entrevista à Rádio ONU, Mendonça e Moura disse que o desenvovimento sustentável tem que respeitar os ditames dos direitos humanos.

Mulheres

"Portugal teve um papel extremamente ativo no que diz respeito à participação das mulheres nos processos de decisão. E ao combate contra a violência contras as mulheres. Juntamente com o apoio que temos dado à representante especial do secretário-geral  para o combate à violência contra as crianças, que é a doutora Marta Santos Pais. Essas são duas vertentes da nossa luta pelo respeito dos direitos humanos que nós continuaremos a defender intransigentemente para que se mantenham na agenda  do desenvolvimento sustentável do pós-2015."

No fim deste ano, Portugal foi eleito para um assento no Conselho de Direitos Humanos. Em 2013, o país também promoveu uma campanha contra a violência feminina em parceria com os demais países de língua e portuguesa, e defendeu a maior participação feminina na política.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031