ONU preocupada com escalada das tensões em Jerusalém e Cisjordânia

Ouvir /

Coordenador especial para Processo de Paz no Oriente Médio afirmou que a esperança para solucionar conflito deve ser restaurada antes que seja tarde demais; Robert Serry pediu moderação a israelenses e palestinos.

Reunião nesta segunda-feira no Conselho de Segurança. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O coordenador especial da ONU para o Processo de Paz no Oriente Médio, Robert Serry, afirmou esta segunda-feira que "a esperança para solucionar o conflito entre israelenses e palestinos deve ser restaurada antes que seja tarde demais".

Em pronunciamento no Conselho de Segurança, Serry disse estar preocupado com o aumento das tensões em Jerusalém e na Cisjordânia.

Palestina

Segundo ele, os dois lados exigem o fim do conflito apesar do "forte mal-estar sobre o processo de paz".

O coordenador especial da ONU disse que a comunidade internacional não pode fugir da responsabilidade de pressionar por um acordo de paz significativo.

Serry citou a tendência em alguns parlamentos europeus, como da Espanha, da França e de Portugal, que adotaram resoluções sem vinculação jurídica, reconhecendo o Estado da Palestina.

Para o coordenador da ONU, esses são fatos importantes que servem para mostrar a crescente impaciência com a falta contínua de um progresso para alcançar uma solução de dois Estados independentes na região.

Ele disse que "os governos mundiais estão sob pressão constante e cada vez maior para pôr um fim ao conflito, de uma vez por todas".

Resolução

Na reunião da Liga dos Estados Árabes no Cairo, ficou acordado que o grupo vai apresentar ao Conselho de Segurança, o rascunho de uma resolução determinando um prazo para a criação do Estado palestino.

Serry disse que estão ocorrendo também consultas entre os membros do Conselho para apresentar uma resolução citando os parâmetros de um acordo final entre israelenses e palestinos.

O coordenador especial da ONU declarou "que 2014 mudou o curso do conflito entre os dois lados e que o futuro está mais incerto do que nunca". Ele afirmou que israelenses e palestinos merecem mais do que estão recebendo.

Serry disse que "os dois povos necessitam de esperança, esperança que eles possam ver paz e o fim do conflito no final".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031