OIM quer atenção com contrabando de migrantes para África Austral

Ouvir /

Diretor da agência para a região menciona Moçambique e Angola entre os  parceiros de políticas sobre migração; aposta  da agência inclui melhorar a gestão de riscos para países e nações.

Foto: ONU/Paul Banks

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque. 

A Organização Internacional para Migrações, OIM, quer uma maior atuação das autoridades da África Austral para diminuir a ação de redes de contrabandistas de pessoas com destino à região.

Em declarações à Rádio ONU, de Pretória, o diretor da OIM para a África Austral, Bernardo Mariano, falou do trabalho com os governos locais que também tem como foco diminuir riscos. O número de migrantes na região ronda os 5 milhões.

Profissões

“Nós temos trabalhado com governos da região, neste caso Moçambique e Angola, para ver como apoiar o governo a focalizar as estratégias e a política de migração, de modo a atrair as áreas e profissões que são necessárias no país. Este é um tema muito grande aqui na região, porque todos estes países, incluindo Moçambique e Angola, enviam migrantes para fora, mas também os recebem.”

As autoridades angolanas e moçambicanas também trabalham em parceria com a OIM, que aponta para um crescimento do fluxo de pessoas com origem em países asiáticos.

Rede

“A política de migração tem que acomodar a entrada de migrantes em áreas que sejam de interesse económico do país, como também mitigar ou gerir os riscos que a migração traz, principalmente por causa da migração irregular. Muitas vezes, é gerida por redes de tráfico de migrantes que são os que saem a ganhar. Mesmo na migração da África para Europa, fala-se frequentemente dos migrantes e não da rede internacional a operar e a cobrar valores para as viagens em que no final muitos deles morrem.”

Estima-se que Moçambique receba 20 mil migrantes por ano. A OIM observou que o país chegou a deportar  80 estrangeiros por semana.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031