Níger é ponto de passagem de migrantes de 15 países, incluindo Guiné-Bissau

Ouvir /

Destinos principais são norte de África e Europa; inquérito da OIM incluiu mais de meia centena de guineenses; objetivo é entender as tendências migratórias contemporâneas na África Ocidental.

Migrantes relatam experiências de abusos. Foto: Joe Penney

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Migrantes de mais de 15 países da África Ocidental e Central atravessaram o Níger este ano, usando o país como ponto de passagem para o norte de África e Europa.

A informação consta do perfil da Organização Internacional para Migrações, OIM, sobre o Níger em 2014. A Itália foi o destino de 42 mil migrantes desde janeiro. O número inclui cerca de 27 mil que partiram da Líbia, o mais popular ponto de chegada em África ao lado da Argélia.

Origem

Mais de 2 mil testemunhos foram recolhidos para o estudo que incluiu 57 cidadãos da Guiné-Bissau. Os principais países de origem dos migrantes são Senegal, Gâmbia e Mali.

O objetivo da primeira pesquisa do género é promover uma melhor compreensão das tendências migratórias contemporâneas na África Ocidental, em particular no Níger.

Os migrantes regionais que passam pelo território nigerino são na sua maioria jovens casados de sexo masculino, que deixaram os seus países para escapar da pobreza.

Viagens

A maioria dos migrantes irregulares relatou experiências de abusos e de ameaças de traficantes e autoridades durante as suas viagens. Entre as ações comuns estão a apreensão de documentos de identidade, o uso forçado de drogas e o abuso físico.

O relatório destaca a necessidade de reforçar a resposta humanitária para os migrantes mais vulneráveis incluindo as vítimas de tráfico, os menores, as mulheres e os idosos.

A outra recomendação é que sejam concebidos planos locais nas comunidades de origem para melhorar o acesso dos migrantes à informação e reforçar a capacidade para gerir fronteiras humanitárias no Níger.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031