Missão da ONU e governo da Serra Leoa lançam operação contra ébola

Ouvir /

Medidas para Área Ocidental incluem identificação e isolamento de pacientes, aumento dos enterros seguros, envio de ambulâncias, protocolos de quarentena e mobilização social; atualmente, país é o mais afectado pelo surto.

Equipamentos serão distribuidos na Serra Leoa. Foto: Unmeer/Martine Perret

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão da ONU para Resposta de Emergência ao Ébola, Unmeer, uniu forças ao governo da Serra Leoa e outros parceiros e juntos, lançaram a Operação Surto na Área Ocidental.

São várias medidas para combater o surto: identificar e isolar potenciais pacientes, aumentar os enterros seguros, enviar mais ambulâncias, implementar protocolos de quarentena e reforçar a mobilização social.

Índices

Segundo a Unmeer, a Serra Leoa é agora o país mais afetado pelo ébola e a missão, governo e parceiros estão a trabalhar para reverter os índices de transmissão da região ocidental.

Juntos, Guiné Conacri, Libéria e Serra Leoa registraram mais de 18,4 mil casos de ébola, sendo que 6,8 mil pacientes morreram, de acordo com dados da missão da ONU.

Equipamentos

Esta semana foram enviados à capital da Serra Leoa, Freetown, dois novos laboratórios que saíram da Nigéria e da Libéria, além de especialistas para ajudar a processar com rapidez os resultados dos testes para detectar o vírus.

A Unmeer revela ainda a chegada de oito ambulâncias e 76 motas, sendo que mais equipamentos estão a caminho do país. O chefe da missão, Anthony Banbury, explicou que cada distrito precisa de uma estratégia, já que a situação é diferente em cada região.

Banbury voltou a alertar sobre a necessidade de mais profissionais de saúde no terreno para ajudar a conter a crise causada pelo ébola.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031