Hillary Clinton e Michael Bloomberg anunciam parceria com a ONU

Ouvir /

Objetivo da iniciativa é contribuir com a igualdade de gênero na Ásia e Pacífico; segundo estimativas, cerca de 135 milhões de crianças com menos de cinco anos na região não têm certidão de nascimento.

A ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton. Foto: ONU/JC McIlwaine

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A ex-secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciaram uma parceria com a Comissão Econômica e Social da ONU para Ásia e Pacífico, Escap.

O objetivo é promover o registro da certidão de nascimento para crianças na região. A iniciativa, chamada de Data2X, pretende diminuir as chamadas lacunas de gênero.

Registro civil

A parceria vai garantir que ações regionais para aprimorar estatísticas vitais entre 2015 e 2024 levem a mais igualdade de gênero.

Isto seria feito dando atenção particular aos desafios enfrentados por meninas e mulheres para obterem documento de identidade e serem incluídas em estatísticas oficiais.

De acordo com estimativas, cerca de 135 milhões de crianças com menos de cinco anos na Ásia e no Pacífico não têm certidão de nascimento, ficando impossível provar a filiação.

Existência

Segundo a Escap, estas crianças, assim como muitas pessoas de outras idades na região sem documento, acabam não existindo para o Estado. Alguns dos desafios incluem não poder ir à escola, ao médico, votar ou ter propriedades.

Além disso, eles têm menos chance de ter uma nacionalidade e são mais vulneráveis em desastres naturais e emergências porque não há rastro de sua existência.

A Escap afirma também que apenas quatro dos 58 países da região têm sistemas confiáveis para registrar óbitos e causas de morte. Segundo o órgão, estes dados são fundamentais para monitorar tendências de doenças e produzir indícios para informação de políticas sociais e de saúde pública.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031