Eventos lançam 2015 como o Ano Internacional dos Solos

Ouvir /

Cerimónias em Roma, Nova Iorque e Santiago do Chile visam promover o uso mais sustentável deste recurso crítico; Dia Mundial do Solo é celebrado esta sexta-feira, com a FAO a pedir mais atenção a este "aliado silencioso".

Dia Mundial do Solo. Foto: FAO

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Solos saudáveis são críticos para a produção global de alimentos, alertou o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

Numa nota para marcar o Dia Mundial do Solo, celebrado este 5 de dezembro, José Graziano da Silva disse que o mundo não está "a prestar atenção neste aliado silencioso".

Dependência

O chefe da FAO lembra que a produção de comida, de combustíveis, de fibras e de produtos médicos depende dos solos, responsáveis pelo ciclo de carbono, por guardar e filtrar água e melhorar a resiliência durante cheias e secas.

As Nações Unidas declararam 2015 como o Ano Internacional dos Solos e o lançamento ocorre esta sexta-feira, com eventos em Roma, Nova Iorque e Santiago do Chile.

Degradação

O esforço é no sentido de aumentar os conhecimentos sobre a importância dos solos e promover o uso sustentável deste recurso crítico, explica a FAO. Graziano da Silva destaca que 33% dos solos mundiais estão a sofrer degradação e sob pressão, estão a atingir seus limites.

Erosão, salinização, diminuição dos nutrientes, acidificação e poluição são alguns dos processos que estão a prejudicar os solos. Segundo a FAO, pode levar até mil anos para que seja formado apenas um centímetro de solo.

Graziano da Silva diz que os solos são um recurso praticamente esquecido, por isso pede mais investimentos para o manejo sustentável, essencial para o alcance da segurança alimentar e da nutrição adequada.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031