Em encontro da Icao, Ban fala de saúde, segurança e meio ambiente

Ouvir /

Chefe da ONU participou da sessão que marcou o 70º aniversário da Organização Internacional da Aviação Civil; de Chicago, onde aconteceu a sessão, Ban vai a Lima para a COP 20.

Ban Ki-moon (esq.) e o presidente do Conselho da Icao. Foto: ONU

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Em discurso nesta segunda-feira em Chicago, na sessão que marcou o 70º aniversário da Organização Internacional da Aviação Civil, Icao, o secretário geral da ONU falou de cooperação nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente.

Ban Ki-moon afirmou que o órgão ajuda as Nações Unidas a abordar algumas das questões mais prementes da agenda global.

Ebola

Sobre o ebola, o chefe da ONU mencionou que a Icao está coordenando a resposta internacional ao impacto da doença em viagens, comércio e turismo.

Ban disse ainda que o órgão apoiou a Organização Mundial da Saúde, OMS, contra proibições de maneira geral a viagens e comércio que impedem as ações para levar equipes médicas e itens de abastecimento.

Segundo ele, a Icao defendeu medidas para garantir que casos suspeitos sejam administrados de forma segura de maneira a impedir que a doença se espalhe.

Segurança

Ban afirmou que a Icao apoia os amplos objetivos de segurança da ONU. Ele falou ainda que especialistas do órgão ajudaram e continuam a apoiar as investigações sobre a queda de um avião comercial em julho deste ano no leste da Ucrânia. À bordo estavam 298 pessoas.

O secretário-geral elogiou a iniciativa da Icao de mobilizar parceiros para criar uma força-tarefa para reduzir os riscos de aviões civis voando sobre áreas de conflitos. Os resultas desta força-tarefa serão avaliados em reunião de alto-nível em fevereiro.

Mudanças climáticas

Na questão de mudanças climáticas, Ban afirmou que através da Icao, governos e a indústria de aviação se comprometeram a uma melhora anual na eficiência dos combustíveis de 2% e um crescimento neutro de carbono a partir de 2020.

De acordo com Ban, há planos concretos para alcançar estas metas. Ele elogiou este que chamou de esforço de "grande escala" e disse esperar ver ainda mais ações.

O chefe da ONU afirmou que a indústria de aviação deve inovar em novas formas de energia limpa. De Chicago, o secretário-geral viaja para Lima, Peru, onde acontece até o dia 12 de dezembro a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP 20.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031