Como uma região de Serra Leoa juntou-se para derrotar o ebola

Ouvir /

Segundo Organização Mundial da Saúde, distrito de Kailahun chegou a registrar mais de 80 novos casos da doença no final de junho; há semanas não há novos registros; órgão menciona envolvimento de líderes comunitários.

Cientistas do laboratório móvel da OMS cruzam a área entre Guiné e Serra Leoa. Foto: OMS/Saffea Gborie

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, o distrito de Kailahun, no leste de Serra Leoa, foi um dos primeiros focos do surto de ebola no país. A região chegou a registrar mais de 80 novos casos por semana no final de junho deste ano. Uma situação que mudou com a cooperação de todos.

Com apoio da agência da ONU e seus parceiros, além de envolvimento de líderes comunitários, o distrito praticamente venceu a doença.

Alerta

Segundo a OMS, os profissionais de saúde e equipes comunitárias estão em alerta e prontos para reagir com rapidez a qualquer possível nova infecção.

O distrito de Kailahun faz fronteira com a região na Guiné, onde os primeiros casos de ebola foram confirmados no final de março deste ano.

De acordo com o líder da equipe da OMS, Zabulon Yoti, foi muito importante localizar as cadeias de transmissão e poder ligar os casos uns aos outros. Em poucas semanas, o número de casos começou a cair: de 80 registrados na última semana de junho para 10 novas infecções na segunda semana de agosto.

Líderes Comunitários

No total, 645 pessoas contraíram o vírus em Kailahun e 228 delas morreram. No entanto, segundo a OMS, é provável que este número seja maior, já que muitas infecções na fase inicial do surto não foram registradas.

Um encarregado de saúde do distrito, o médico James Squire, listou as duas medidas que chamou de "mais importantes para ajudar a superar o surto". Ele mencionou a "rápida criação de estruturas de resposta, com o apoio da OMS, e o engajamento total de líderes comunitários".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031