Ban defende que cooperação com África ocorra no começo de crises

Ouvir /

Num encontro no Conselho de Segurança, secretário-geral falou que trabalho conjunto entre Nações Unidas e União Africa continua a ser essencial para paz e segurança; Ban Ki-moon cita casos do Mali e República Centro-Africana.

No Conselho de Segurança, Ban Ki-moon falou sobre a cooperação entre a União Africana e a ONU. Foto: ONU/Amanda Voisard

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A cooperação entre a União Africana e as Nações Unidas na paz e na segurança continua a ser essencial e deve ocorrer aos primeiros sinais de uma crise, defendeu o secretário-geral da ONU.

Num encontro no Conselho de Segurança, na terça-feira, Ban Ki-moon pediu ao órgão que trabalhe com mais eficiência para prevenir, administrar e resolver conflitos no continente africano.

Entendimentos

Ban destacou que o Conselho de Segurança e a União Africana estão a trabalhar em conjunto e que existe um apoio maior a operações de paz lideradas por África e sua transição a missões de paz da ONU.

Para Ban, a cooperação entre ONU e União Africana precisa ser baseada no entendimento mútuo do que cada organização pode fazer e na avaliação realística das vantagens de cada entidade.

Como exemplos, o secretário-geral citou os casos do Mali e da República Centro-Africana, país onde a cooperação levou à assinatura de um acordo para o fim das hostilidades.

Análises

Na Somália, a União Africana e as Nações Unidas estão a trabalhar com parceiros no apoio à população numa fase crítica de consolidação do Estado. Na região dos Grandes Lagos, a forte cooperação tem sido vital ao progresso e à manutenção da paz na RD Congo.

O secretário-geral está a estudar a maneira como operações da União Africana são passadas ao comando da ONU e pretende fazer recomendações neste sentido em março de 2015.

O Conselho de Segurança também defendeu a importância de apoiar o papel político da União Africana e o reforço das capacidades da entidade para análise de conflitos, diálogo e mediação de crises.

Os 15 países-membros do órgão destacaram ainda a necessidade de garantir mais recursos financeiros dentro do continente africano.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031