Arquitetas portuguesas recebem prémio com projecto de abrigo para refugiados

Ouvir /

As três jovens viajaram até Nova Iorque para receber o reconhecimento na sede da ONU, que está a abrigar a exposição Resiliência pelo Design; ao usar material reciclado, arquitetas venceram o concurso da Open Online Academy.

Arquitetas portuguesas premiadas. Foto: Rádio ONU

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

As Nações Unidas acolhem, na sua sede em Nova Iorque, a exposição Resiliência pelo Design, organizada pela Open Online Academy. Uma série de paineis mostram projectos de abrigos para civis durante situações de emergência, como desastres naturais e conflitos.

Os projectos foram desenhados por arquitetos de todo o mundo, num concurso criado pela Open Online Academy. E três portuguesas são as criadoras da proposta vencedora.

Flexível e Reciclável

As jovens, formadas pela Universidade Lusíada do Porto, vieram até Nova Iorque receber o prémio, numa cerimónia que decorreu na sede da ONU na noite de terça-feira.

Uma das arquitetas conversou com a Rádio ONU e explicou um pouco sobre o abrigo projetado para refugiados da Síria. Joana Lacerda destaca que a flexibilidade e a reciclagem foram os diferenciais do trabalho.

Funções

"O conceito de flexibilidade estende-se não só a nível da forma, porque esta pode-se ampliar ou encolher conforme as necessidades, como também ao nível do interior e da fachada. Nós usamos materias pré-fabricados para ser mais fácil e rápido de construir. E todo o revestimento do abrigo é feito com materiais reciclados, ou seja, lixo que está nos campos de refugiados. Ele é desenhado para três a cinco pessoas. Mas como tem a possibilidade de se estender, pode ir abrigando até 12 pessoas no seu interior a dormir."

Joana Lacerda explica que o abrigo que criou tem uma sala de estar e uma zona de dormir, mas pode também ter outras funções como escola e posto médico.

Após vencer o concurso e apresentar o projeto na sede da ONU, a arquiteta e as suas duas colegas, Angela Pinto e Carla Pereira, esperam conseguir melhorar a sua condição profissional, já que estão desempregadas.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031