Unesco declara Roda de Capoeira Patrimônio Imaterial da Humanidade

Ouvir /

Decisão foi tomada na 9ª sessão do Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da agência; segundo a Unesco, a Capoeira expressa a resistência negra no Brasil durante a escravidão.

Foto: reprodução/UNESCO

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, declarou há pouco, nesta quarta-feira, a Roda de Capoeira como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

A decisão foi tomada durante a 9ª sessão do Comitê para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da agência.

Resistência

Segundo a Unesco, a Capoeira expressa a resistência negra no Brasil durante a escravidão e seu reconhecimento como patrimônio reforça o valor desta herança cultural afro-brasileira.

O comitê deu início esta semana à análise dos pedidos de inscrição nas duas listas que reconhecem patrimônios culturais imateriais:  a Lista em Necessidade de Salvaguarda Urgente e a Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. O grupo segue reunido até esta sexta-feira, 28 de novembro.

Proteção

O Brasil esteve entre as 46 candidaturas da Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Também foram declaradas outras expressões culturais da Argélia, Armênia, Azerbaijão, Bolívia, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária e Burundi.

A Lista em Necessidade de Salvaguarda Urgente é composta até agora de 35 patrimônios culturais imateriais que encontram-se em risco e, por isso, precisam ser protegidos com urgência. Dentre as oito nominações a serem examinadas estão representadas tradições da Venezuela, de Honduras, da Croácia, da Etiópia, do Quênia, do Camboja, de Uganda e do Paquistão.

A Unesco informou que um outro candidato a patrimônio, o Canto Alentejano, deve ser analisado para votação nesta quinta-feira.

*Com informações da ONU Brasil.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031