Somali é vencedora de importante prémio ambiental da ONU

Ouvir /

Esta é a primeira vez que uma pessoa do país recebe o "Campeões da Terra"; prémio foi concedida à ativista por ações de combate ao comércio ilegal de carvão vegetal e a defesa da forma de vida pastoral da Somália.

Fatima Jibrell. Foto: Pnuma

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Uma das principais ativistas ambientais da África, Fatima Jibrell, tornou-se a primeira somali a vencer o principal prêmio ambiental das Nações Unidas, o Campeões da Terra.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner.

Guerra Civil

Movida pela destruição causada pela guerra civil na Somália, Jibrell fundou a Organização de Desenvolvimento e Assistência do Chifre da África, conhecida como Adeso, em 1991. A entidade sem fins lucrativos opera no Sudão do Sul, Somália e norte do Quênia para levar "justiça social e ambiental em regiões e comunidades divididas por guerras".

De acordo com o Pnuma, seu trabalho tem sido "instrumental" para acabar com o comércio de carvão vegetal no nordeste da Somália, que estava a dizimar a população de árvores acácia da região.

A agência afirma também que através do Programa Pastoral da Juventude da Adeso, milhares de jovens, 80% deles meninas, foram treinados para melhor conservar recursos ambientais e tornarem-se mais autosuficientes, através de meios de subsistência rurais aprimorados e paz.

Através dos anos, o órgão teria ajudado mais de um milhão de pessoas através de suas ações humanitárias e de desenvolvimento.

Gisele Bündchen

Lançado em 2005, o "Campeões da Terra" é o principal prémio ambiental das Nações Unidas. Ele reconhece líderes e visionários marcantes nos campos de ciência, empreendedorismo, ação da sociedade civil e política.

Neste ano, oito prémios foram concedidos. Os vencedores serão honrados pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e o diretor executivo do Pnuma, Achim Steiner.

A cerimônia será no dia 19 de novembro, em Washington, e contará com a presença da embaixadora da Boa Vontade do Pnuma, a modelo brasileira Gisele Bündchen.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031