Segundo Ibope, 65% dos brasileiros que conhecem a ONU tem imagem positiva

Ouvir /

Pesquisa de opinião foi feita a pedido do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, com o intuito de entender o grau de conhecimento da população sobre as Nações Unidas; maioria associa ONU à ajuda humanitária.

Imagem: Unic-Rio

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.*

O Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil, Unic-Rio, divulgou esta quarta-feira os resultados de um estudo sobre os conhecimentos que a população brasileira tem da ONU.

A pesquisa foi feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública, Ibope, de forma gratuita. O Ibope entrevistou mais de 2 mil pessoas em todas as regiões do país. Os participantes tinham entre 16 a mais de 55 anos, com níveis de escolaridade e de renda diferentes.

Jovens

Do Rio de Janeiro, o diretor do Unic-Rio, Giancarlo Summa, destacou os principais resultados do levantamento.

"74% dos brasileiros conhecem a ONU. Quanto mais elevado o nível de escolaridade, ou seja, entre pessoas que têm graduação ou ensino superior, quase 100% conhecem a ONU. E quanto mais elevada também a renda, há maior nível de conhecimento. E a faixa de idade onde há mais conhecimento sobre a ONU é entre 25 e 34 anos."

Positiva ou Muito Positiva

Giancarlo Summa também comemora a imagem positiva que a maioria dos entrevistados revelou ter sobre a atuação das Nações Unidas pelo mundo.

"A pergunta entre os que conhecem a ONU é 'Que imagem você tem?'e nós ficamos muito satisfeitos porque a imagem que os brasileiros têm da ONU é na ampla maioria, muito positiva ou positiva. Na resposta muito positiva, foram 22% dos entrevistados e na resposta positiva, 43%."

Missões de Paz

Segundo o diretor do Unic Rio, a pesquisa Ibope também quis saber se os brasileiros conhecem as atividades realizadas pela ONU. A maioria, 42%, associa a organização a trabalhos de ajuda humanitária. Manter a paz por meio de missões como no Haiti, foi a resposta de 39%.

E 21% dos brasileiros sabem que a ONU está envolvida em ações de assistência ao desenvolvimento, como campanhas de vacinação, enquanto 20% sabem que o Conselho de Segurança faz parte das Nações Unidas.

O Unic-Rio destaca, no entanto, que chamou a atenção o fato de 36% dos entrevistados terem informado não saber ou optado por não responder a questão. A pesquisa Ibope foi feita em 140 cidades em maio deste ano.

*Com reportagem do Unic-Rio.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031