Relator quer prestação de contas sobre violações na Coreia do Norte

Ouvir /

Marzuki Darusman foi convidado a visitar o país com a condição de retirar referências ao líder Kim Jong-un e remover sugestão de encaminhar casos ao Tribunal Penal Internacional; relator pede assistência às vítimas.

Marzuki Darusman. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Para o relator das Nações Unidas sobre a situação dos direitos humanos na Coreia do Norte, garantir que os responsáveis por crimes contra a humanidade no país prestem contas continua no topo da agenda.

Marzuki Darusman fez declarações ao terminar nesta sexta-feira uma visita de cinco dias a Seul, capital da Coreia do Sul.

TPI

Nos próximos dias, a Assembleia Geral da ONU irá votar uma resolução para encaminhar a Coreia do Norte ao Tribunal Penal Internacional, TPI, pelos crimes contra a humanidade cometidos no país.

Antes da viagem ao país vizinho, o relator teve encontros com uma delegação da Coreia do Norte. Mas os representantes norte-coreanos disseram que Darusman poderia entrar no país sob a condição de retirar do esboço da resolução todas as referências sobre o líder Kim-Jong un e retirar a possibilidade de enviar os casos ao TPI.

Vítimas

Darusman declarou que o convite para visitar a Coreia do Norte devia vir sem nenhuma pré-condição e independente da adoção da resolução. O relator acredita que pressões feitas pela Assembleia Geral e pelo Conselho de Direitos Humanos abriram novas possibilidades de diálogo com os norte-coreanos.

Mas o especialista defende uma abordagem em duas vias, garantindo que os autores de "sérias violações de direitos humanos" sejam responsabilizados e fornecendo assistência técnica para ajudar a fazer a diferença ao povo da Coreia do Norte, especialmente as vítimas.

Darusman explica que o principal objetivo é criar uma situação pacífica e estável na Península Coreana. O relator também está preocupado com sequestros de sul-coreanos pela Coreia do Norte e com norte-coreanos sendo enviados para longe e sujeitos ao trabalho forçado no país.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031