RD Congo: ONU condena ameaça de ataques às forças de paz

Ouvir /

Conselho de Segurança adverte que não será tolerado qualquer esforço para minar a capacidade da missão da ONU no país; comandante da Monusco descreve emboscada mais recente contra patrulha de forças policiais.

Carlos Alberto dos Santos Cruz. Foto: ONU/Clara Padovan

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança deplorou os ataques direcionados contra as forças de paz da Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo, Monusco.

Em nota, os 15 Estados-membros indicam que não será tolerado qualquer esforço para minar a capacidade de implementar o mandato da operação de paz no país dos Grandes Lagos.

Patrulha

Em declarações à Rádio ONU, de Goma, o comandante das forças da Monusco, General Carlos Alberto dos Santos Cruz, disse que as forças de paz têm sido alvos frequentes de emboscadas. A mais recente envolveu uma patrulha na capital da província de Kivu do Norte antes do fim de semana.

“Foi uma emboscada sofrida pela SPU (Unidade Policial de Estabilidade) da  Índia, num caminho que vai da cidade de Beni, na direção do aeroporto, no início da noite por volta das 19:30 horas. Felizmente, o pessoal da nossa polícia conseguiu sair do local sem mortes e feridos. Foi uma emboscada bastante pesada, forte e bem organizada e acredito que o pessoal teve muita sorte em não ter baixas. Esse tipo de ameaças já teve algumas nessa região. ”

Mortos

A nota do Conselho reitera que os autores das ameaças ou ataques contra as forças de paz devem ser responsabilizados.

Os 15 países-membros do órgão condenaram nos termos mais fortes os massacres contra civis de 20 de novembro perto de Beni. A ação elevou para mais de 200 o número de civis mortos desde meados de outubro na região.

Civis

O Conselho pede esforços redobrados para proteção proativa de civis e neutralização dos grupos armados que ainda operam no leste da RD Congo.

Um apelo particular lançado pelo órgão visa a neutralização das Forças Democráticas Aliadas, ADF, e as  Forças Democráticas de Libertação do Ruanda, Fdlr, conforme o previsto em decisões anteriores do Conselho.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031