Para relatora, África Ocidental está à beira de uma grande crise alimentar

Ouvir /

Hilal Elver destaca que países que enfrentam surto de ebola também tem desafio de garantir comida para 1 milhão de pessoas; dois terços da população da região dependem da agricultura para sobreviver.

Foto: FAO/Libéria

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A relatora especial da ONU sobre direito à comida alertou que a África Ocidental está à beira de uma grande crise de alimentos devido aos impactos do surto de ebola.

Nesta terça-feira, Hilal Elver destacou que os países mais afetados, Guiné, Libéria e Serra Leoa, precisam controlar o vírus e enfrentam um novo desafio: a previsão de especialistas é de que 1 milhão de pessoas dependem de assistência alimentar.

Fronteiras

A agricultura é a principal atividade econômica na África Ocidental e 60% da população depende do setor para ganhar seu sustento. Com o ebola, houve fechamento de fronteiras em terra e no mar, redução do comércio regional e do investimento estrangeiro.

A relatora diz que isso afetou a situação alimentar e causou desordem na produção. Elver declarou que os "agricultores na África Ocidental foram severamente afetados pela crise, que gerou medo e pânico após muitos terem que abandonar suas plantações".

Colheitas

O preço dos alimentos subiu e as colheitas de milho e de arroz vão ser reduzidas devido a um déficit na força de trabalho. Para a relatora, o reflexo na segurança alimentar da África Ocidental poderá ser "catastrófico".

Helver também está bastante preocupada com relatos de comunidades enfrentando falta de comida porque o acesso a rodovias está complicado, enquanto outras são ameaçadas a deixar a quarentena devido aos baixos estoques de alimentos.

A especialista em direitos humanos nota que "em situações onde governos obrigam pessoas a ficar em quarentena, o acesso à comida deve ser totalmente garantido".

Hilal Ever pede à comunidade internacional para fazer todo o possível e garantir estoques de comida nestes países e evitar mais insegurança alimentar.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031