Países devem firmar compromisso para o fim da desnutrição no mundo

Ouvir /

A partir desta segunda-feira, cidade de Roma sedia a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, organizada pela FAO; tema é prioridade da agenda da ONU, já que a falta de comida causa 45% das mortes entre crianças.

Foto: ONU/Albert González Farran

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A desnutrição crônica afeta 161 milhões de crianças até os cinco anos de idade no mundo, enquanto a fome aguda atinge 51 milhões de menores na mesma faixa etária.

Os dados são da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO. Somente no ano passado, a desnutrição foi a principal causa de morte entre 45% das crianças de até cinco anos.

Vitaminas e Minerais

No mundo, mais de 2 bilhões de pessoas sofrem pela deficiência de nutrientes importantes, como vitamina A, iodo, ferro e zinco. Para reverter o quadro, a FAO promove esta semana em Roma, na Itália, a Segunda Conferência Internacional sobre Nutrição.

A Rádio ONU ouviu o representante da FAO em Portugal. De Lisboa, Hélder Muteia falou sobre a importância de combater os dois extremos da nutrição inadequada.

Saúde

"Não adianta que os alimentos estejam disponíveis, mas é importante que do ponto de vista da sua utilização, haja uma abordagem mais racional. E cada vez mais, vemos os dois extremos. Por um lado o excesso do consumo, que origina a obesidade e outros problemas, e do outro lado vemos pessoas que passam fome. E a FAO e a Organização Mundial da Saúde estão interessadas em que este assunto avance de forma sustentável."

Os pré-encontros da conferência começam esta segunda-feira com reuniões de representantes da sociedade civil e do setor privado.

Papa Francisco

O diretor da FAO, José Graziano da Silva, irá discursar na abertura do evento, na quarta-feira. As delegações de mais de 100 países vão ouvir também as declarações da diretora da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, do Papa Francisco e da rainha Letizia da Espanha.

Em Roma, os países devem adotar uma declaração firmando o compromisso de promover políticas em prol da nutrição adequada em todos os estágios da vida e medidas que conscientizem o consumidor sobre o assunto.

A primeira Conferência Internacional sobre Nutrição ocorreu em 1992 e a reunião desta semana será o primeiro grande encontro global sobre o assunto no século 21.

O encontro segue até sexta-feira, dia 21 de novembro, e a cobertura completa direto da capital italiana você acompanha na Rádio ONU em Português.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031