Painéis "Guerra e Paz" devem ser relançados na ONU em maio de 2015

Ouvir /

Murais serão reinstalados na entrada da Assembleia Geral em meados de dezembro, mas ficarão cobertos até a cerimônia de reapresentação da obra de Candido Portinari à comunidade internacional.

Obras retiradas da sede da ONU em 2010. Foto: ONU/Mark Garten

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Os painéis "Guerra e Paz" do pintor brasileiro Candido Portinari devem retornar à sede da ONU já em meados de dezembro. A obra, que deixou Nova York em 2010, quando o prédio das Nações Unidas entrou em reforma, será relançada em 26 de maio de 2015.

A informação foi dada à Rádio ONU pelo filho do pintor e diretor-geral do Projeto Portinari, o professor João Candido Portinari.  Ele explicou como será feito o processo de volta da obra a Nova York.

Expectativa

"Eles vão ser instalados muito antes é claro. A gente vai instalá-los agora, dia 17 de dezembro, se não me engano. Mas eles serão cobertos por este  'voile', e você vai poder perceber que eles estão ali, mas o desejo é que vá se criando uma expectativa."

Desde que deixou a sede da ONU "Guerra e Paz" passaram por um restauro profissional. Durante várias décadas exposta na entrada da Assembleia Geral, a obra foi sofrendo uma deterioração natural, segundo o chefe do Projeto Portinari.  João Candido afirma que a diferença será notada pelo público.

Cerimônia

"As cores voltaram com uma intensidade tal que você não pode acreditar. Isso vai ser visto agora quando a gente revelar os painéis restaurados, as pessoas vão se dar conta da diferença."

"Guerra e Paz" foi pintado por Candido Portinari sob encomenda do governo brasileiro que por sua vez ofereceu os murais às Nações Unidas como um presente do Estado.

O relançamento da obra na sede da ONU em 26 de maio contará com um show que deve ser dirigido pela artista Bia Lessa, segundo João Candido Portinari. O filho do pintor modernista falou sobre os planos da cerimônia.

Grand Central

"Dois momentos que são contíguos praticamente que é um momento de um grande show dentro da sala da Assembleia Geral. Ali, nós estamos planejando ter quase 2 mil pessoas. Mas ainda não sabemos exatamente como vai ser este show. Nós convidamos a Bia Lessa, que fez trabalhos maravilhosos.  Nós estamos pensando… mas isso ainda é sujeito a mudanças, evidentemente no nosso querido Milton Nascimento."

O retorno de "Guerra e Paz" às Nações Unidas será feito com atividades dentro da ONU e fora da organização. João Candido Portinari informou que duas réplicas serão expostas na estação de trens Grand Central e contarão com ações de interatividade e mídia social para pedir a paz no mundo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031