OMS cria metas para reduzir riscos causados pela poluição interna do ar

Ouvir /

Cerca de 3 bilhões de habitantes não têm acesso à energia limpa para cozinhar, se aquecer ou ter luz; no começo do ano, OMS revelou que 4,3 milhões de pessoas morrem pelos efeitos da combustão de lenha, carvão ou querosene.

Fogão à carvão na África do Sul. Foto: ONU/Gill Fickling

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Os efeitos da poluição externa e interna do ar causam 7 milhões de mortes por ano, segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS. Nesta quarta-feira, a agência divulgou recomendações para diminuir os riscos causados especificamente pela poluição interna do ar.

De Genebra, o coordenador de Saúde Pública da OMS, Carlos Dora, explicou à Rádio ONU o que causa este tipo de poluição, responsável por mais da metade de todas as morte por poluição.

Querosene

"É o fumo, os resultados da combustão, a fumaça que acontece dentro da casa. Seja porque está cozinhando com lenha ou com carvão, se está aquecendo a casa ou se está iluminando a casa com querosene. Uma das recomendações é para evitar o uso de querosene, sobretudo nessas lâmpadas que são muito simples e não são à pressão ou nos aquecedores que usam querosene e são muito ineficazes e produzem muita poluição interna."

Segundo a OMS, 3 bilhões de habitantes do planeta ainda não têm acesso à energia limpa, como etanol e gás comum, para cozinhar, iluminar ou aquecer suas casas.

Câncer

O representante da agência, Carlos Dora, alerta para os principais riscos à saúde causados pela poluição interna do ar.

"Basicamente, isto está causando muita doença cardiovascular, muita doença cérebro-vascular e também muito câncer. O carvão em especial, quando é utilizado em nível doméstico, tem um grande impacto no câncer de pulmão. Porque o carvão tem muitos carcinogênicos, tem chumbo, tem mercúrio. Então o que a gente está recomendando é que para uso doméstico, o carvão seja evitado."

A agência da ONU informou que a poluição interna causa 4,3 milhões de mortes por ano, em todo o mundo.

A OMS indica aos governos que promovam o uso de biogás, etanol, ou gás natural com ventilação apropriada. O alerta da agência coincide com o Dia Mundial de Combate à Pneumonia, marcado neste 12 de novembro.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031