Mortes por sarampo aumentaram quase 20% no ano passado para 145 mil

Ouvir /

Alerta foi feito pela Organização Mundial da Saúde; OMS disse que uma das razões foi a paralisação das campanhas de vacinação principalmente por causa de conflitos e redução de verba.

Foto: ONU/Marie Frechon

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou que as mortes causadas por sarampo aumentaram quase 20% no ano passado.

Segundo a agência da ONU, a principal causa dessa alta foi a paralisação das campanhas de vacinação em vários países.

Conflitos e Fundos

A OMS adverte que o vírus tem potencial para voltar a se propagar no mundo.

Em 2013, o número de mortos por sarampo chegou a 145 mil, bem mais do que os 122 mil registrados no ano anterior. A agência afirmou que os esforços para eliminar a doença pararam por várias razões, incluindo conflitos e redução de fundos para financiar as operações.

O médico da OMS, Robert Perry, disse à Rádio ONU, de Genebra, que uma região de grande preocupação é a que engloba Síria, Iraque e Líbano.

Segundo ele, essa é uma área onde os conflitos e os imensos deslocamentos da população dificultam uma vacinação eficaz.

Perry afirmou que "na Síria, a agência tem feito muito esforço para alcançar as crianças". Ele explicou que geralmente os grupos em guerra negociam uma trégua para permitir a vacinação.

Estratégia

O médico lembrou que essa estratégia funcionou bem durante os conflitos em El Salvador nos anos 90 e também na República Democrática do Congo.

Perry disse que atualmente parece que há um novo nível de intensidade nos confrontos que não permite mais que essas estratégias ocorram.

A OMS atribuiu o aumento dos casos de sarampo no ano passado a epidemias registradas na China, na RD Congo e na Nigéria. Segundo a agência da ONU, a maioria das mortes causadas pela doença ocorreu em países em desenvolvimento, como Índia, Paquistão, Etiópia e Nigéria.

A Organização Mundial da Saúde alerta que se a comunidade internacional fracassar em reverter essa tendência de alta pode colocar em jogo uma década de avanços na luta contra o sarampo.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031