Iniciativa da OIM busca combater o tráfico humano em Pernambuco

Ouvir /

Organização Internacional para Migrações e Consulado Americano treinam policiais do Recife; entre objetivos do curso, estão melhorar a capacidade de assistência a vítimas e a identificação de casos.

Foto: Unodc

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O tráfico humano para exploração sexual de adultos ou de crianças no Recife levou a Organização Internacional para Migrações, OIM, a realizar um treinamento na capital do Estado de Pernambuco.

Policiais, promotores e outros profissionais que prestam serviços nos casos participaram do curso e puderam ampliar seu entendimento sobre tráfico de pessoas e sua capacidade de identificar casos.

Assistência

A OIM destaca que o treinamento criou espaço para que os responsáveis por combater o tráfico humano no Recife pudessem discutir e analisar como anda a identificação e a assistência às vítimas e o que pode ser feito de mudanças no futuro.

A agência destaca que a região metropolitana de Recife tem quase 4 milhões de habitantes, sendo a terceira área mais densamente povoada do Brasil após São Paulo e Rio de Janeiro. Como outros destinos turísticos no mundo, a capital de Pernambuco enfrenta muitos casos de tráfico para exploração sexual.

Direitos Humanos

A iniciativa foi uma parceria com o Consulado dos Estados Unidos no Recife, com dois dias de treinamento realizados na sede da Academia de Polícia do Estado. A segunda etapa do curso está programada para 2015.

A OIM acredita que cerca de 800 mil pessoas são traficadas ao redor do mundo por ano, enquanto grupos criminosos faturam bilhões de dólares ao traficar e explorar pessoas. As vítimas muitas vezes sofrem outras violações severas de direitos humanos, como tortura, estupros, confinamento forçado, violência física e psicológica.

A organização reconhece que o Brasil continua implementando um plano nacional de combate ao tráfico humano, além de iniciativas para reforçar a legislação anti-tráfico.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031