Estudo recomenda maior atenção à diversidade em eleições africanas

Ouvir /

Pesquisa apoiada pela ONU aponta para pleitos mais regulares, mas não menos problemáticos; pesquisa indica que corridas eleitorais em alguns países são instrumentos que inflamam o processo.

Foto: ONU/Blagoje Grujic

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Um relatório de entidades das Nações Unidas recomenda políticas de ação conjuntas para promover a inclusão de minorias e grupos vulneráveis em processos eleitorais no continente.

O documento foi publicado pela Comissão Económica da ONU para África, ECA, e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud.

Comunidades

A recomendação é que haja mais atenção a mulheres, jovens e pessoas com deficiência. O documento alerta para a necessidade de garantir  inclusão, equidade e justiça a todas as comunidades e grupos em países africanos.

De acordo com o estudo, as eleições tornaram-se mais regulares mas não menos problemáticas "muitas vezes piorando os desafios da diversidade".

A terceira edição do Relatório de Governação Africana frisa que, em alguns países, os pleitos são um instrumento que inflama o processo eleitoral.

Ganhar Votos

Os efeitos que enfraquecem a gestão da diversidade incluem a mobilização de identidades étnicas, sectárias, regionais, de género e religiosas feitas "especialmente em períodos eleitorais para ganhar votos".

O relatório, que abrange 40 países africanos, conclui que a maioria das nações prefere transitar de sistemas eleitorais de maioria simples para formas mistas de representação proporcional.

Conflitos e Divisões

No lançamento do relatório, em Lusaka, o diretor do Escritório da ECA para a África Austral disse que as eleições foram marcadas por conflitos e divisões no continente.

Para Said Adejumobi,  ao invés unir, ser motivo de festa, criar harmonia e coesão social os pleitos arriscam-se a separar, criar divisões, antagonismos, polarizar a sociedade, exacerbar diferenças e gerar conflitos em África .

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031