Cerca de 1,26 milhão de iraquianos vão precisar de assistência no inverno

Ouvir /

Violência e insegurança fizeram 1,9 milhão de deslocados desde janeiro passado; Ocha menciona milhares alojados em prédios em construção, centros coletivos e até ao ar livre.

Iraquianos fugiram rumo ao Curdistão. Foto: Acnur/I. Colijn

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As Nações Unidas preveem que 1,26 milhão de pessoas vão precisar de auxílio durante o inverno no Iraque. Para responder às necessidades imediatas no período, a organização precisa de US$ 173 milhões.

Em comunicado, a coordenadora humanitária da ONU no país,  Jacqueline Badcock, disse que os deslocados já estão ser atingidos por fortes chuvas, ventos, tempestades e temperaturas baixas.

Resposta

Estima-se que 1,9 milhão pessoas abandonaram as suas casas desde janeiro passado em todo o Iraque. Várias fugiram com "pouco mais do que as roupas que carregaram nas costas".

O tipo de artigos faz parte da revisão do plano de resposta para abordar as necessidades humanitárias e de proteção de cerca de 5,2 milhões de iraquianos, devido à violência contínua e à insegurança até dezembro  de 2015.

Aproximadamente metade dos deslocados refugiou-se em áreas de alta altitude da região do Curdistão. O comunicado explica que as temperaturas de inverno muitas vezes podem cair abaixo de zero.

Saúde

Centenas de milhares abrigaram-se em prédios em construção, centros coletivos e locais públicos como escolas, assentamentos informais e até ao ar livre.

Estima-se que 516 mil iraquianos precisem de abrigo imediato. Entre os artigos necessários estão tendas apropriadas, agasalhos, alimentos, aquecimento e combustível para cozinhar para os e serviços de saúde.

Crianças

Em termos de cuidados adicionais para infeções respiratórias agudas e doenças crónicas podem ser abrangidos 1,1 milhão de menores durante os meses de inverno.

Badcock chamou a atenção para a necessidade urgente de roupas quentes de inverno e de sapatos para pelo menos 450 mil pessoas, incluindo 225 mil crianças.

Por outro lado, até metade dos deslocados deve precisar de assistência médica. As maiores despesas do montante do apelo devem ser feitas para alimentação, artigos de abrigo e utensílios domésticos básicos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031