Banco Mundial: palestinianos em escolas da Unrwa têm notas acima da média

Ouvir /

Relatório do órgão destaca "abordagem resiliente" que inclui, entre outros tópicos, "práticas de sala de aula eficazes"; sistema educacional da Unrwa tem 500 mil alunos ao ano.

Resultados positivos. Foto: Unwra

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Estudantes que frenquentam escolas da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinianos, Unrwa, na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Jordânia estão a alcançar resultados acima da média em avaliações internacionais como a Timss e Pisa.

A informação está no novo relatório do Banco Mundial.

Resiliência

O relatório destaca como a "abordagem resiliente pode apoiar a performance e adaptabilidade em contextos de alto risco". Esta incluiria práticas eficazes de sala de aula dos professores, forte liderança escolar, avaliações e responsabilidade compartilhada pelo aprendizado.

O sistema educacional da Unrwa é um dos maiores sistemas escolares não-governamentais do Médio Oriente, com 500 mil estudantes refugiados por ano.

Parceria

A rede utiliza parceria entre comunidade, escola e família para criar uma cultura de aprendizado que reconheça o "ambiente vulnerável em que as crianças vivem". O sistema promove "colaboração entre escola, professor, pais e comunidade com foco na realização e bem-estar do estudante".

A agência da ONU administra quase 700 escolas e emprega 17 mil pessoas na Cisjordânia, Gaza, Jordânia, Líbano e Síria. O enfoque do relatório do Banco Mundial foi em três regiões: Cisjordânia, Gaza e Jordânia.

O documento menciona a alta satisfação com o trabalho entre os professores como forte fator associado à performance dos estudantes.  De acordo com a pesquisa, 75% dos docentes estão "satisfeitos" ou "muito satisfeitos" com seus empregos.

*Apresentação: Denise Costa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031