Ban: países do G-20 têm responsabilidade política de melhorar o mundo

Ouvir /

Secretário-geral participa de encontro do grupo das 20 maiores economias do globo, que ocorre na Austrália; ele pediu apoio dos países para combater o ebola.

Tony Abbot e Ban Ki-moon. Foto: Rick Bajornas

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

As Nações Unidas participam do encontro de cúpula do G-20, as 20 maiores economias do mundo, em Brisbane, na Austrália.

O chefe da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que o mundo está enfrentando desafios sérios de segurança, desenvolvimento e ambiental. E segundo ele, o G-20 tem poder político e responsabilidade de melhorar o mundo.

Jovens

Ban explicou que é preciso agir em três áreas: na criação de empregos inclusivos e justos, e sustentáveis, especialmente para os jovens.

Segundo o secretário-geral da ONU, por causa da ameça da mudança climática, os membros do G-20, principalmente as maiores economias do grupo, devem ajudar na transição para a economia de baixo carbono. Ban lembrou do acordo recente entre China e

Estados Unidos para reduzir as emissões de dióxido de carbono até 2025. Na próxima semana, uma conferência em Berlim deverá discutir o Fundo Verde para o Clima.

Por último, o chefe da ONU afirmou que o crescimento das agendas de desenvolvimento sustentável depende de financiamento. Ele pediu ao G-20 que continue a apoiar a reforma do sistema financeiro global e a combater a corrupção, entre outras medidas.

Ucrânia

Ao comentar o surto de ebola no oeste da África, Ban Ki-moon lembrou da contribuição da Austrália que enviou leitos e apoio logístico para conter a doença. Ban pediu aos países do G-20 que aumentem a contribuição para que a luta contra o ebola possa avançar ainda mais.

O chefe da ONU citou ainda a guerra na Síria, que segundo ele continua desestabilizando a região e causando enorme sofrimento humano.

Ban destacou o fato de que em partes da Síria, do Iraque e do norte da Nigéria, grupos extremistas já estão controlando áreas maiores que as do território de muitos países. Ao ser perguntado por um jornalista sobre o conflito na Ucrânia, Ban disse que a situação atual no país não é sustentável para a economia nem a paz mundial.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031