Agências da ONU apoiam conferência com raparigas moçambicanas

Ouvir /

Em Maputo, evento reuniu grupos de defesa dos direitos humanos e das mulheres; organização ressalta discussão dos problemas enfrentados pelo grupo em todo o país.

Crianças moçambicanas. Foto: Unicef

Ouri Pota da Rádio ONU em Maputo.*

Várias ONGs que operam em Moçambique juntaram-se ao Fundo da ONU para a Infância, Unicef, e ao Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, no apoio a uma conferência sobre questões da rapariga.

O encontro reuniu 150 representantes das onze províncias moçambicanas, até esta quinta-feira. O lema foi "Empoderando as Raparigas e Inspirando Mudanças para Eliminar o Ciclo de Violência". As participantes eram de associações, organizações, instituições de defesa dos direitos humanos e das mulheres.

Problemas

A porta-voz da Conferência, Maria Domingos, considerou o evento positivo por ter abordado aspetos relacionados com os problemas do grupo.

"A questão do tráfico, da violência e abuso sexual, das uniões forçadas, da gravidez precoce, problemas consideráveis das raparigas em topo pais. As raparigas têm a oportunidade de falar na primeira pessoa, partilhar as suas experiências e denunciar estes casos que muitas vezes não têm acontecido. Esta é uma das razões da realização da conferência para as raparigas poderem falar abertamente".

Iniciativa

Já a jovem participante Eresilda Cumbe, da província de Gaza, no sul, prometeu partilhar  a experiência no ponto de origem após dar nota positiva à iniciativa.

"Nesta conferência aprendi muita coisa, eu gostei muito de aprender, vou levar a mensagem vou transmitira às minhas colegas em Gaza, porque em Gaza temos maior dificuldade de desenvolvimento na parte das raparigas, a questão do trafico e abuso sexual".

Formação

A conferência discutiu temas relacionados aos direitos sexuais e reprodutivos, à saúde e à violência baseada no género. Outros tópicos foram a educação básica, a formação profissional e a situação do grupo no país.

O evento teve a coordenação da Coligação para a Eliminação dos Casamentos Prematuros, Cecap. As ONGs envolvidas foram a Terre des Hommes Apoio aos Menores, a Fundação para Desenvolvimento da Comunidade, FDC,  e o Fórum Mulher.

*Apresentação: Eleutério Guevane.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031