Vice-secretário-geral da ONU inicia visita ao Irã

Ouvir /

Jan Eliasson vai se reunir com várias autoridades do governo iraniano nessa primeira etapa do giro de três dias pelo Oriente Médio; próxima parada do representante das Nações Unidas será o Iraque.

Jan Eliasson. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, chegou esta terça-feira ao Irã, em sua primeira etapa do giro de três dias pelo Oriente Médio, que incluirá também o Iraque.

Eliasson vai se reunir com autoridades iranianas em Teerã e participará de uma cerimônia em homenagem ao Dia da ONU .

Direitos Humanos

Ainda sobre o Irã, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas de Direitos Humanos condenou a execução de Reyhaneh Jabbari, sentenciada à morte pelo assassinato de Morteza Abdolali Sarbandi, ex-funcionário do Ministério da Inteligência iraniano.

Jabbari foi executada no sábado e o porta-voz do Alto Comissariado, Rupert Colville disse esta terça-feira que a ação foi tomada apesar dos pedidos contrários feitos por várias agências de direitos humanos da ONU.

Colville disse que foram levantadas várias dúvidas em relação ao julgamento, em particular sobre a de que a condenação foi baseada em confissões obtidas sob pressão.

Além disso, o porta-voz falou que o tribunal não levou em consideração várias provas importantes no processo.

Execução

Segundo o Escritório do Alto Comissariado, em julho de 2007, Jabbari disse que esfaqueou Sarbandi depois dele ter tentado estuprá-la. Ela sempre disse que suas ações foram em defesa própria.

As autoridades iranianas fizeram tentativas para evitar a execução, que foi suspensa duas vezes, em abril e em setembro, para que as duas famílias chegassem a um acordo.

Colville afirmou que é responsabilidade do governo evitar uma execução, especialmente quando há muitas incertezas sobre os eventos que aconteceram e também preocupações quanto ao processo na justiça.

O porta-voz disse que o Alto Comissariado está preocupado com o aumento do uso da pena de morte no Irã. O fato consta do relatório que será apresentado pelo relator especial de direitos humanos.

A revisão periódica do Irã perante o Conselho de Direitos Humanos vai acontecer na sexta-feira, 31 de outubro.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031