Semana da África deve tratar de paz, crescimento e ébola, entre outros temas

Ouvir /

Evento realiza-se de segunda a sexta-feira na Assembleia Geral da ONU com a presença da União Africa; continente concentra o maior número de discussões e temas do Conselho de Segurança e abriga a maioria das missões de paz.

Maged Adbelaziz. Foto: UN Photo.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Representantes da União Africana e das Nações Unidas reúnem-se por toda esta semana em Nova Iorque para discutir os novos rumos do continente africano na Semana da África. O encontro deve tratar de vários temas relevantes para o continente como paz, crescimento e o combate ao ebola.

O evento será realizado na Assembleia Geral e conta com a presença do vice-secretário-geral da ONU, Jan Eliasson, do presidente da Assembleia, Sam Kutesa, e do conselheiro-especial do chefe da ONU para África, Magde Abdelaziz.

Saúde

Os participantes discutirão os parâmetros da Agenda 2063, planeada pela União Africana, mas que ainda precisa ser aprovada pela entidade. A Agenda reúne propostas de desenvolvimento, estabilidade política, avanços na área de saúde, educação e economia, além de outras metas.

O diretor do Escritório do Conselheiro Especial para o continente,  Raul Cabral, diz que a agenda é realista.

"A Agenda 2063 é um agenda muito ambiciosa. De facto, é uma agenda que ainda não está aprovada. Esperamos bem que venha a ser aprovada agora na próxima reunião da Organização da União Africana. E é uma agenda que de facto faz uma projeção da África. De uma África, portanto, em crescimento, organizada, desenvolvida. Muitos dirão que é uma agenda muito ambiciosa. Mas é de facto uma agenda que tem todo o potencial para se realizar."

A Semana da África integra a agenda de desenvolvimento das Nações Unidas que destaca o apoio à África como umas das prioridades da organização.

O evento deve terminar nesta sexta-feira.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031