Relatório condena polícia congolesa por execuções de civis

Ouvir /

Escritório de Direitos Humanos conduziu a investigação na RD Congo sobre a operação Likofi, levada a cabo em Kinshasa; agentes da Polícia Nacional Congolesa indicados como responsáveis por sérias violações.

Kinshasa. Foto: Monusco/Myriam Asmani

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Um relatório das Nações Unidas divulgado esta quarta-feira detalha "sérias violações de direitos humanos cometidas contra civis pelas forças de segurança" da República Democrática do Congo.

O documento trata da operação "Likofi", ocorrida em Kinshasa entre novembro de 2013 e fevereiro deste ano. O objetivo do programa era encontrar delinquentes, conhecidos como "kulunas".

Assassinatos

As investigações foram conduzidas pelo Escritório da ONU para os Direitos Humanos no país e revelam casos de execuções sumárias e extrajudiciais, e desaparecimentos forçados. Foram ouvidas mais de 70 testemunhas, incluindo policiais.

Segundo o relatório, agentes da Polícia Nacional Congolesa foram responsáveis pela morte de pelo menos nove civis e pelo desaparecimento de 32 pessoas durante a operação Likofi. Das 41 vítimas, quatro eram crianças.

Gravidade

O escritório afirma que o total de vítimas pode ser ainda maior, já que as equipas encontraram várias dificuldades para conduzir as investigações. Os responsáveis agiam pela noite na cidade de Kinshasa e usavam máscaras.

O alto comissário da ONU para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad Al Hussein, disse estar chocado "com a gravidade das violações documentadas no relatório".

Al Hussein pede às autoridades congolesas que façam justiça sem demoras aos responsáveis pelas ações. Já o representante especial do secretário-geral na RD Congo, Martin Kobler, destacou ser urgente acelerar a reforma do sector de segurança e estabelecer fortes mecanismos de responsabilização junto à força policial congolesa.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031