Ramos Horta vai dirigir novo painel da ONU sobre Operações de Paz

Ouvir /

Secretário-geral anunciou criação de grupo independente esta sexta-feira, que será liderado pelo ex-presidente do Timor-Leste, com a participação do general brasileiro Floriano Peixoto; Ban fala em "mudanças" nas operações de segurança.

José Ramos Horta

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O secretário-geral da ONU estabeleceu esta sexta-feira um novo Painel Independente de Alto Nível sobre Operações de Paz. O anúncio foi feito pelo porta-voz de Ban Ki-moon, em Nova York.

Stephane Dujarric explicou que a equipe será liderada pelo ex-presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta. O painel será formado por "indivíduos com larga experiência" no tema, incluindo o general brasileiro Floriano Peixoto, que já comandou as tropas da Missão da ONU no Haiti.

Eficiência

Numa nota lida pelo porta-voz, Ban Ki-moon explica que o mundo está mudando e que as operações de paz da ONU precisam seguir a mudança. Segundo o secretário-geral, esta é a única maneira das operações continuarem indispensáveis e eficazes na promoção da paz e da segurança internacionais.

O novo painel deve fazer uma avaliação completa da situação das operações de paz da ONU e apontar necessidades futuras. O grupo irá discutir temas como mudanças na natureza dos conflitos, mandatos, eficiência dos escritórios, desafios na manutenção da paz, direitos humanos e proteção de civis.

Complexidade

Este será o primeiro painel que vai examinar tanto as operações de paz quanto as missões políticas especiais. Ban Ki-moon diz ser preciso reconhecer que atualmente, as operações tem cada vez mais que confrontar situações políticas complexas.

Ban diz que as missões da ONU chegam a ser alvo de ataques e trabalham muitas vezes num ambiente com segurança frágil. O secretário-geral espera que seja considerado como a ONU pode promover a paz da forma mais eficiente possível e ajudar países em conflito.

O painel terá ao todo 14 especialistas, de nações como Austrália, China, Gana, Índia, Estados Unidos e Reino Unido.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031