Projeto une Acnur e Lego em apoio a crianças refugiadas sírias no Líbano

Ouvir /

Segundo agência, 520 mil foram forçadas a deixar suas casas e procurar abrigo no país vizinho desde o início da crise em 2011; iniciativa se baseia nos "princípios básicos de que todas as crianças, mesmo as deslocadas à força, têm o direito de brincar e à educação".

Crianças brincam com brinquedos Lego. Foto: Acnur/S.Baldwin

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, e a empresa de briquedos Lego, estão ajudando crianças refugiadas sírias a recuperar a infância perdida e a aumentar a confiança e a comunicação com outras pessoas.

Segundo a agência da ONU, 520 mil menores sírios foram forçados a fugir de suas casas e buscar abrigo no Líbano desde o início do conflito no país em 2011.

Princípios

O projeto Acnur-Lego tem como base "os princípios de que todas as crianças têm o direito de brincar e à educação". Os trabalhadores humanitários no Centro de Juventude de Beirute foram treinados para orientar as crianças nas atividades com as peças dos brinquedos doadas pela Fundação Lego.

O Acnur cita o exemplo de um menino que perdeu a família e agora está no abrigo, no Líbano. Mohammad, nome fictício, contou que chegou ao país vizinho em 2012 depois de ter passado quatro meses vivendo nas ruas. Ele afirmou que aprendeu a se defender e costumava trabalhar e dormir nos locais onde conseguia abrigo.

A agência da ONU explica que essa é uma história comum na região. Segundo os instrutores do Centro de Juventude, o adolescente mudou muito desde que chegou ao local.

Tímido

Os professores disseram que "no início, ele era tímido e ficava sozinho num canto mas que agora está confiante, colabora com as atividades, ajuda e está integrado com as outras crianças".

Os instrutores afirmaram que os brinquedos Lego são uma forma de aproximação com as crianças, especialmente entre aqueles que devido a situações traumáticas que possam ter vivido ou testemunhado, têm problemas de comunicação.

*Apresentação: Edgard Júnior.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031