Programas de rádio, TV e filmes são registros importantes, diz Unesco

Ouvir /

Agência marca neste 27 de outubro, o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual pedindo mais proteção para arquivos em risco.

Dia Mundial do Património Audiovisual. Imagem: Unesco

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York. 

"Documentos audiovisuais, como filmes e programas de rádio e televisão, proporcionam registros importantes dos séculos 20 e 21, ajudando a manter a memória comum de toda a humanidade".

Foi o que afirmou a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, em mensagem sobre o Dia Mundial do Patrimônio Audiovisual. A data é celebrada nesta segunda-feira, 27 de outubro.

Preservação

O tema este ano é "Arquivos em risco – muito mais a fazer". Bokova afirmou que este enunciado "diz tudo" e que  "há muito mais a ser feito para assegurar a preservação, a longo prazo, do patrimônio mundial comum".

Neste áudio da Rádio ONU, o ator britânico Laurence Olivier lê a introdução da Carta das Nações Unidas. O material foi remasterizado e digitalizado pelos serviços de arquivo das Nações Unidas.

A chefe da Unesco afirmou que "grandes mudanças" transformaram a maneira pela qual a informação é gerada, acessada e gerenciada.

Irina Bokova declarou ser "necessário desenvolver novas abordagens para programas de arquivamento e treinar arquivistas a fim de adaptarem-se a um ambiente político, tecnológico e cultural em transformação".

Ela defendeu que os profissionais da área de preservação recebam "todo o apoio necessário para salvaguardar o patrimônio audiovisual da humanidade".

Memória

A chefe da Unesco declarou que "esses objetivos guiam as ações da agência por meio do programa Memória do Mundo, lançado em 1992 para proteger e promover o patrimônio mundial por meio de estratégias aperfeiçoadas para preservação e acesso".

Irina Bokova afirmou ainda que é preciso "agir agora para assegurar que as futuras gerações possam desfrutar do patrimônio audiovisual da humanidade" e que é "essencial compartilhar esse patrimônio, que contém lições, informações e conhecimento".

Ela pediu a todos os governos que fortaleçam "as políticas nacionais, a fim de preservar e dar acesso ao patrimônio audiovisual em todas as suas formas, além de apoiar atividades profissionais para a identificação e a preservação de coleções de valor permanente".

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031