Portugal eleito para o Conselho de Direitos Humanos da ONU

Ouvir /

País recebeu 184 votos durante votação na Assembleia Geral; outras 14 nações também vão ocupar uma cadeira no órgão em Genebra, incluindo Bolívia, Gana, Índia e Holanda.

Votação ocorreu na Assembleia Geral da ONU. Foto: ONU/Cia Pak

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Com 184 votos, Portugal foi eleito esta terça-feira para integrar o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. A votação ocorreu na Assembleia Geral, em Nova York.

O país concorria pelo grupo E, das nações da Europa Ocidental, e duas cadeiras estavam disponíveis para países do bloco.

Holanda

O presidente da Assembleia Geral, Sam Kutesa, anunciou o resultado da votação. Além de Portugal, Holanda também foi eleita, com 172 votos.

Após a votação, a Rádio ONU ouviu o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Rui Machete, que explicou qual será a prioridade do país no órgão.

"Terrorismo internacional é uma das grandes preocupações em que a violação dos direitos humanos é flagrante. Hoje é particularmente grave com as questões do Isis e com os conflitos que se registram em África também. E portanto há muito trabalho a fazer. Nós estamos muito entusiasmados e confiantes que conseguiremos dar uma contribuição positiva, embora obviamente tem de ser um esforço de equipe, de todo o Conselho de Direitos Humanos e não apenas um ato isolado de um país."

No total, 15 cadeiras estavam disponíveis para países de todas as regiões, e os eleitos vão ocupar o Conselho de Direitos Humanos durante três anos. No grupo A, da África, foram eleitos Botsuana, Congo, Gana e Nigéria.

América Latina

Para Ásia-Pacífico, eram quatro cadeiras disponíveis, que ficaram com Bangladesh, Catar, Índia e Indonésia. Representando o leste-europeu estão Albânia e Letônia. No grupo das nações latino-americanas, foram eleitos Bolívia, El Salvador e Paraguai.

O Conselho de Direitos Humanos tem sede em Genebra e é formado por 47 Estados-membros. O Brasil serve o órgão desde 2013 e seu mandato termina em dezembro de 2015.

A principal função do Conselho é promover os direitos humanos no mundo, apontar violações e fazer recomendações aos países.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031