Polícias mortos em ataques próximos a campo de refugiados no Níger

Ouvir /

Mangaize abriga cerca de 6 mil malianos e violência foi causada por homens armados não-identificados; Acnur diz que pessoas que fugiram com medo dos ataques já estão a retornar ao campo esta sexta-feira.

Refugiados do Mali no Niger. Foto: Acnur/H. Caux

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Um grupo de homens armados não-identificados realizou um ataque na quinta-feira na cidade de Ouallam, a 100 km da capital do Niger, Niamey. Segundo o Alto Comissariado da ONU para Refugiados, Acnur, a suspeita é de que os homens queriam libertar prisioneiros da cadeia local.

Um outro ataque ocorreu de forma simultânea, contra um posto da Guarda Nacional que faz a proteção do campo de refugiados de Mangaize, cerca de 40 km de Ouallam. No local estão abrigados 6 mil refugiados do Mali.

Medo

O posto de segurança nas imediações do campo foi incendiado e quatro polícias foram mortos. Mas informações adicionais apontam para a possibilidade de nove integrantes da polícia e da Guarda Nacional terem morrido nos dois ataques.

Dois refugiados foram feridos por balas e após o ataque, quase todos os 6 mil malianos fugiram do campo e foram para um vilarejo vizinho, com medo de novos atos de violência.

Minas

Mas o Acnur informa que esta sexta-feira, a maioria dos refugiados já havia retornado ao campo. Mais forças de segurança foram enviadas ao local. Segundo o Acnur, há medo de que os homens, que estavam a carregar armas pesadas, tenham colocado minas na região.

Com isso, prosseguem somente atividades humanitárias essenciais, como a entrada de caminhões a carregar água. O Niger dá refúgio a cerca de 50 mil malianos.

O Acnur informa que as autoridades declararam três dias de luto oficial e a agência endereçou condolências aos familiares dos polícias mortos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031